Ter saúde não é apenas a
ausência de doença, é sentir-se bem, pleno e feliz. E para colaborar com a
saúde de seus agentes, a Oca Rio Branco em parceria com a Secretaria de
Humanização, realizou a palestra Qualidade de Vida no ambiente de Trabalho,
sexta-feira, 16/08.
De acordo com a palestrante Lucélia da Cunha Trivelato, sanitarista que atua na área técnica de saúde do trabalhador – SEMSA, o vilão da qualidade de vida no ambiente de trabalho é o estresse. Segundo ela, não há como evitá-lo, mas podemos aprender a gerir esse inimigo, desenvolvendo habilidades para trabalhar internamente no sentido de minimizar seus efeitos na nossa vida. Aceitar o outro e aprender a conviver com as diferenças é fundamental; gostar do que faz, tendo uma relação de prazer com o trabalho também é muito importante e motivador; no mesmo grau de importância está também o cuidado com as relações interpessoais, que devem ser embasadas no respeito mútuo entre os trabalhadores.
A realização dessa
palestra é uma das ações do programa de saúde do trabalhador, coordenado pela
gestão de pessoas da Central, cujo objetivo é trazer informações relevantes
que, após internalizadas, proporcionem melhor qualidade de vida às pessoas que
trabalham na Central. A psicóloga Janaína Marques, responsável pela gestão de
pessoas da Oca, enfatizou outras ações em execução no órgão, como a ginástica
laboral, campanhas de saúde e atendimento aos servidores através de parcerias
com os órgãos competentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário