sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Palestra de empreendedorismo e sustentabilidade


Na última quarta-feira, 2, a convite da Diretoria de Organização em Centros de Atendimento - OCA, a Central de Serviços Públicos - OCA Rio Branco recebeu  Suênia Sousa, gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade de Mato Grosso, para ministrar uma palestra sobre Empreendedorismo e Sustentabilidade, no auditório da Central. A palestra foi voltada para agentes públicos, servidores, supervisores de praças e Diretorias da SGA.  O tema é de extrema importância, já que o mundo passou a viver uma nova era econômica, na qual sustentabilidade é condição para a sobrevivência. 

Suênia destacou o quão relevante é o papel de cada indivíduo no desenvolvimento sustentável e na transformação da realidade brasileira no contexto da gestão de resíduos sólidos. 

“Hoje nós temos um cenário mundial sobre ter que trabalhar sobre sustentabilidade, atualmente está acontecendo a Conferência das Partes das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, em Paris, líderes globais devem assinar um novo compromisso para limitar o aumento da temperatura do planeta a 2oC acima da média pré-industrial. Este será o mais aguardado e importante encontro mundial para mitigar os efeitos do aquecimento global”, ressalta.

A ideia é fazer com que os agentes públicos entendam que a questão dos resíduos se relaciona a aspectos socioculturais e econômicos, políticos e administrativos, além dos ambientais, podendo ser disseminadores de conhecimento para contribuir para formação de cidadãos críticos, participativos e cientes de seu papel frente uma das importantes questões que envolva sociedade e ambiente, os resíduos e sua destinação. Dentro dessa proposta, o objetivo é reverter a situação atual em relação aos resíduos, sensibilizando as pessoas quanto à importância da triagem e destinação correta para reciclagem.

"A OCA é um modelo de visão estratégica rumo à transparência, à gestão responsável dos impactos gerados e ao compromisso com a geração futura de valor compartilhado.   Desde 2012, dispomos de um modelo específico para tratar a sustentabilidade como um requisito de gestão para a administração." Enfatizou a Diretora da OCA, Margareth Cavalcanti.

A Central de Serviço Público - OCA Rio Branco é hoje um dos maiores projetos já realizado pelo Governo do Estado na área de atendimento ao público e que vive um processo participativo de elaboração e implantação de uma política de desenvolvimento sustentável, que tem como estratégia a conscientização dos seus agentes públicos objetivando alcançar também a população, quanto a importância de se implantar práticas sustentáveis no seu dia a dia.

"Durante todo o ano de 2015, avançamos ao desenvolver metas de sustentabilidade como: desligar aproximadamente 70% dos refletores internos e externos à noite; servidores utilizam copos e canecas pessoais; torneiras de consumo limitado de água; incentivo a utilização das escadas, reduzindo assim o uso do elevador e ainda como forma de se exercitar; atendimento à saúde do servidor; ginástica laboral; realização de palestra de sensibilização ambiental. Trata-se  o tema de forma transversal nas palestras sobre implantação do Decreto nº 3.357/2008, sobre a Política de Atendimento ao Cidadão, divulgado para agentes públicos de todo o Estado do Acre, além da  instalação de lixeiras de coleta seletiva e destinação de reuso de papel para confecção de agendas para os agentes públicos e também contribuindo com o projeto Catar; dentre muitas outras políticas adotadas", complementou a Diretora da OCA.


  


*Suênia Souza é engenheira civil, especialista em Sistemas de Inovação e Tecnologia, com foco em arquitetura e construções sustentáveis pela Universidade Federal de Mato Grosso, em liderança pela Amana Key e Fundação Dom Cabral e possui formação em condução de grupos pela Sociedade Brasileira de dinâmica de grupo. Atua a mais de 10 anos em gestão de projetos de engenharia e execução de obras, sendo responsável por edificações com propósitos de aprendizagem empresarial que facilitam o acesso às práticas sustentáveis nos negócios, e que possuem selo Procel Edifica “Nível A” para concepção de projeto e edificação construída. É gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, localizado em Cuiabá, Mato Grosso, que objetiva mapear, desenvolver e disseminar conhecimento e práticas sustentáveis aplicadas aos pequenos negócios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...