segunda-feira, 3 de outubro de 2011

OCA inicia projeto de conscientização ambiental


A Central de Serviço Público -  OCA Rio Branco  implanta, a partir deste mês, a coleta seletiva do lixo com o principal objetivo de contribuir com o planeta por meio da elevação do nível de consciência ambiental de aproximadamente 411 servidores, que poderão ser 411 multiplicadores por onde passarem, promovendo, dessa forma, a dignidade ao trabalho dos catadores, que sustentam suas famílias com a venda dessas matérias-primas, que muitos ainda chamam de lixo.

Segundo Terezinha Araújo, gestora de políticas públicas, a OCA, como agente público, está fazendo sua parte. "A Central tem mais de 400 servidores, que poderão ser multiplicadores tanto no próprio ambiente de trabalho como também em seu ambiente familiar. A problemática do lixo envolve todos, independentemente de sua missão ou da natureza do serviço que oferecem", declarou.

A coleta seletiva do lixo e a educação ambiental são instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos - lei nº 12.305, instituída pelo governo federal em 2 de agosto de 2010.

A OCA e a sustentabilidade ambiental

Como parte da implementação desse novo projeto, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Rio Branco, a OCA realizou uma palestra para todos os seus servidores, que teve como finalidade a conscientização ambiental.

"A OCA está se destacando não apenas pelo bom atendimento ao público, mas também pela preocupação com o meio ambiente. E por esse motivo estamos apresentando o projeto A3P- Agenda Ambiental na Administração Pública com o intuito de estabelecer boas práticas entre os servidores e a população do nosso Estado", afirmou Cristina Boaventura, palestrante da Semeia.

Também estão programadas a realização de uma oficina de reciclagem de papel e uma visita à Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre).

"As ações humanas sempre produzirão reflexo no meio ambiente. Nessa condição, temos necessidades cujo suprimento nos torna geradores de resíduos, seja em nossa casa, no trabalho ou em situações de lazer. A solução para a problemática em questão cabe não só ao poder público, mas também a cada cidadão em particular. Aqui na OCA contamos com o empenho e comprometimento tanto da administração como da diretoria da Central na implantação do projeto, e isso é fundamental para o sucesso da iniciativa", diz Terezinha.

Segundo a diretora Sídia Gomes, a OCA já participa da A3P desde sua inauguração. "Todos os funcionários têm sua caneca, os bebedouros da instituição são apropriados para evitar o desperdício de água. Economizamos, também, na impressão usando papel rascunho para os trabalhos rotineiros, ou seja, procuramos ter um ambiente saudável sem agredir o meio ambiente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...