quinta-feira, 18 de outubro de 2012

OCA RIO BRANCO LANÇA CONCURSO INTERNO PARA ELEGER A MELHOR IDEIA SUSTENTÁVEL


A Central de Serviço Público - OCA Rio Branco lançou edital para concurso interno que irá eleger a melhor ideia sustentável para ser implantada no órgão. Com isso, a comissão responsável pela implantação de práticas sustentáveis objetiva envolver a todos os servidores no projeto.
A OCA Rio Branco é um espaço de cidadania, que tem mais de quatrocentos agentes públicos, que se empenham diariamente para  atender de forma digna e cidadã a todos que buscam os serviços públicos prestados pelo órgão. É um público especial, não apenas pelo quantitativo mas, principalmente, pelo potencial de cada servidor em contribuir com ideias de aplicabilidade simples, que tragam benefícios para todos.
O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas a partir do ambiente de trabalho e também formar multiplicadores que possam estar inserindo mudança em outros ambientes como o familiar e o social.


Elaboração de Projeto de Práticas Sustentáveis

Está sendo elaborado pela comissão de implantação de práticas sustentáveis na Administração pública, em cumprimento ao Decreto estadual nº 4.010/2012, um projeto para desenvolvimento de um trabalho voltado à sensibilização dos servidores para as práticas sustentáveis. Estão previstas várias ações como palestras, oficinas de reciclagem, exposições de trabalhos feitos com materiais recicláveis etc.
O Decreto nº 4.010/2012 é baseado na A3p do governo federal. Assim, várias secretarias estaduais já adotavam as diretrizes da Agenda Ambiental da Administração Pública, desde seu lançamento. 

Práticas sustentáveis já implantadas

A OCA Rio Branco já tem em seu cotidiano ações sustentáveis das quais todos podem participar:
- incentiva o uso das escadas para acesso às praças e estacionamentos. Solidariedade, saúde do servidor e economia de recursos são resultados que podem vir de uma simples atitude. Porém isso não pode ser imperativo. Cada um precisa se sensibilizar dos benefícios e fazer sua própria avaliação;
- caneca/copo pessoal;
- desligamento de aproximadamente 70% dos refletores internos e externos durante o período da noite;
- desligamento dos monitores dos computadores;
- reutilização de papel para confecção de blocos de anotação;
- destinação do papel para escolas para fins de aproveitamento nas atividades de pré-escola como dobraduras e desenhos;
- campanhas de doação de livros;
- bebedouros que dispensam o uso de copos descartáveis;
- ginástica laboral para os servidores.

Depoimentos

A partir de agosto de 2012 passou-se a trabalhar mais efetivamente a questão ambiental na Administração Pública Estadual. A partir daí, com pequenas ações, percebemos a pequena semente já a florescer. Colegas incomodados com a questão do papel que antes era simplesmente jogado no lixo. Outros, já promovendo mudança no seu cotidiano familiar com a separação do lixo. E é assim mesmo, esse incômodo, com certeza, suscitará mudança de comportamentos e de atitudes. O que jogamos fora, 90% não é lixo, são resíduos que poderão ser transformados em matéria-prima ou reutilizados, reaproveitados, ou transformados em novos objetos.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...