A Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp) está finalizando o
treinamento da equipe que vai atuar na Delegacia Virtual, através do
telefone 197, e do Disk Denúncia, pelo número 181. O serviço por
enquanto está funcionando de forma experimental. A ideia, segundo o
secretário de Segurança Pública Reni Graebner, é colocar a ferramenta à
disposição da população dentro de poucos dias.
A Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp), está finalizando o treinamento da equipe que vai atuar na Delegacia Virtual, através do telefone 197, e do Disk Denúncia pelo número 181 (Foto: Assessoria Sesp)
São 35 profissionais que irão se revezar no atendimento em plantões
de seis horas, cujo serviço estará disponível para todo o Acre. Pelo
telefone 197 será possível registrar perdas de documentos, pequenos
furtos e outras infrações de menor complexidade. O reclamante receberá
por e-mail cópia da ocorrência que registrou, devidamente validada pela
autoridade policial. Isso vai facilitar a vida das pessoas e desafogar
o atendimento nas delegacias, o que tornará o atendimento mais ágil.
Já pelo Disk Denúncia, 181, qualquer cidadão poderá registrar
queixas referentes ao tráfico de drogas, procurados pela Justiça, atos
de violência e tortura, abuso contra idosos e crianças, violência
sexual, prostituição infantil e cárcere privado.
Reni Graebner explicou aos futuros atendentes do serviço que tão
importante quanto o registro das denúncias são a resposta e o
atendimento das demandas, “para que o serviço não caia em descrédito.
Daí a necessidade de todas as unidades de segurança pública se adequarem
à nova realidade e se estruturarem para atender o novo serviço”.
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