segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Marcus Alexandre inaugura painel que mostra horário de chegada dos ônibus no Terminal


Fonte: Asscom/Prefeitura Municipal de Rio Branco

O prefeito Marcus Alexandre implantou nesta segunda-feira, 21, na Central de Serviços Públicos do Acre (OCA) o primeiro terminal do Sistema de Monitoramento de Frota, que permite ao usuário o acompanhamento em tempo real da movimentação dos ônibus nas ruas e o horário de chegada deles no Terminal Urbano. O painel instalado no hall de entrada da OCA, próximo do quiosque de informações ao público, está em fase de testes, apresenta a localização de sete das 35 linhas em operação na capital.


“É revolucionário”, disse Marcus Alexandre, lembrando que essa experiência está contemplada no pacote de ações dos 100 primeiros dias de gestão exigido das empresas para melhorar o sistema de transporte coletivo de Rio Branco. Estiveram presentes, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Acre (Sindcol), Marcelo Alves, e operadores do sistema, como o superintendente da Superintendência de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS), Ricardo Torres. “É um marco em relação ao transporte coletivo e em relação à inovação tecnológica. Com a informação precisa, o usuário dimensiona o que dá pra fazer, otimizando seu tempo e seguir pra tomar o ônibus”, disse Torres.


O processo utiliza o GPS (Global Positioning System) ou Sistema de Posicionamento Global, que é um sistema global de navegação via satélite que permite determinar em todo o mundo a posição de um veículo, uma pessoa, uma nave ou outro objeto, com uma precisão de poucos metros, ou de centímetros usando GPS diferenciais.

As informações registradas no aparelho (velocidade, horários, parada nos pontos) são repassadas em tempo real para a central e os dados alimentam o sistema, permitindo o monitoramento on line do coletivo em telas de computadores e também a aplicação de ajustes das linhas. Essa será a base utilizada pela RBTRANS/Sindcol para fiscalizar se os ônibus iniciaram seus itinerários nos horários previstos, se pararam nos pontos nos horários estabelecidos, se enfrentaram alguma ocorrência durante o percurso (acidentes de trânsito, interdições e outros fatores), que resultaram em atrasos. Outra característica do GPS é permitir a comunicação direta do motorista com a central, o que facilita a solução de problemas, como a troca de carros em caso de necessidade.


Outros painéis serão instalados em breve no Via Verde Shopping e no Terminal Urbano. Na sequência, os pontos de maior fluxo de passageiros receberão a tecnologia. A OCA recebe média de 7,5 mil pessoas ao dia e se constitui em importante núcleo de prestação e informação dos serviços públicos em Rio Branco.  “É uma determinação da Prefeitura que Sindcol e empresas melhorem cada vez mais o sistema de transporte público”, afirmou Marcelo Alves.

Shopping e Terminal são os próximos a contar com SMF

Nas próximas etapas de atualização do sistema, o usuário terá uma visualização maior dessa ferramenta porque serão instalados painéis eletrônicos nos terminais. Estes painéis são parecidos com os dos aeroportos. Eles serão atualizados minuto a minuto para fornecer os horários das chegadas dos ônibus.

A cidade de Rio Branco possui um sistema de transporte coletivo que está em pleno processo de renovação e modernização de sua frota e até a segunda quinzena de abril a RBTRANS e o Sindcol terá implantando o Centro de Controle Operacional (CCO) no Terminal Urbano para acompanhamento e monitoramento das informações fornecidas pelo SMF.




Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...