quarta-feira, 6 de maio de 2015

Palestra: “Posturas e atitudes no diálogo entre agentes públicos e cidadãos”.



Na tarde da última quinta-feira (28), no auditório da Central de Serviço Público – OCA Rio Branco, foi ministrada a palestra “Posturas e atitudes no diálogo entre agentes públicos e cidadãos”. Essa palestra faz parte da capacitação inicial e continuada aos agentes públicos desta Central.








A palestra foi ministrada pelo servidor Junior Rodrigues que falou sobre a importância da imagem transmitida pelo agente público, frisando que a maneira como ele se porta faz diferença no seu ambiente de trabalho. O agente público deve estar atento nas suas atitudes. Esses cuidados podem render pontos positivos e melhorar a qualidade dos serviços.

Segundo Junior Rodrigues os principais pontos abordados:

Postura Física

- Em todo momento você está sendo observado por pessoas. É fundamental ter uma preocupação com a maneira de se vestir e se apresentar.
- Isso ocorre em todos os ambientes e com os mais variados tipos de pessoas, seja: entre amigos, na faculdade, no ônibus, no supermercado e como não poderia ser diferente, no atendimento público também.
- Uma boa primeira impressão é transmitida através do nosso comportamento, atitudes, postura, comunicação e apresentação.
- Portanto, os primeiros contatos são fundamentais na construção de uma imagem a respeito do serviço público e essa imagem dependerá especialmente da: forma como você estiver vestido, da sua postura corporal e do modo como se expressa nas conversas.
- Roupas e aparência: competência é importante, mas a maneira de se vestir conta e muito na soma dos pontos gerais. Se você almeja ser uma pessoa de sucesso, tenha a aparência de uma pessoa de sucesso. A roupa de trabalho é diferente das escolhidas para o final de semana ou lazer. A roupa profissional tem a tarefa de passar o conceito do local de trabalho e a credibilidade da pessoa que a usa.
- Some-se a isso tudo, a abordagem acolhedora que deve ser dispensada ao cidadão. A linguagem adequada, o tom correto, o “olhar” para o outro transmitem uma ideia de segurança e, acima de tudo, respeito. Saber ouvir, e saber se colocar no lugar do outro completam as principais atitudes que devem ser observadas pelos agentes públicos no ato do atendimento, que, aliás, não tem receita pronta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...