segunda-feira, 11 de julho de 2011

OCA Rio Branco faz balanço dos seis primeiros meses de funcionamento

De acordo com avaliações, população está satisfeita com a qualidade do atendimento



A excelência no atendimento ao cidadão é uma das principais características da Central de Serviço Público - OCA Rio Branco, prova disto é o número de cidadãos que, nestes seis primeiros meses de operação, saíram satisfeitos com a atenção que os servidores da instituição lhe deram.

Até o último dia de junho foram registrados 604.873 atendimentos, ou seja, a OCA teve uma média mensal de 100.812 atendimentos realizados. Sendo que os bancos, o Instituto de Identificação e o Sindcol são os órgãos mais procurados.

“Nestes seis meses de operação nós temos aprimorado os fluxos dos serviços constantemente e notamos a melhoria substancial nos próprios atendentes e orientadores das praças que compraram a causa do projeto que é atender com qualidade ao cidadão”, ressaltou o gerente da OCA Rio Branco, Anderson Cogo.

A OCA foi inaugurada no dia 27 de dezembro de 2010 pelo então governador do Acre, Arnóbio Marques, e conta com a parceria de 33 órgãos da administração federal, estadual e municipal, além das concessionárias de serviços públicos.

Ainda de acordo com o gerente da OCA muitos desafios foram superados, como por exemplo os sistemas dos órgãos parceiros que hoje estão mais alinhados com a necessidade dos usuários dos serviços. Outro ponto importante é que a Central de Serviço Público de Rio Branco possui dois links, ou seja, não há mais problemas com a falta de conexão de internet.

Através das Fichas de Manifestação, que ficam nas mídias de paredes espalhadas pela Central, o cidadão dá sugestões de melhorias, ou faz elogios e ainda mostra o nível da sua satisfação em relação aos serviços que fez. Hoje, de acordo com estas fichas, o nível de aprovação da população é de 96%. Veja alguns relatos:

“Sou de Cuiabá, e adorei conhecer a OCA. Precisei usar um serviço da instituição e gostei da rapidez e praticidade dos atendentes. O Governo do Acre está de parabéns”, Paulo Rosa de Souza.
“Gosto muito do atendimento da OCA, pois sempre fui bem tratada por todos que me atendem”, Elvira Anjo Macedo.
“Estou perplexo, porque a OCA é coisa de 1º mundo. Fui atendido sem demora. Tirei algumas fotos para levar como lembrança para a Paraíba. O Acre está de parabéns, pois está a frente de estados desenvolvidos que nem de perto têm bons servidores como os da OCA”,  Pedro Dias do Nascimento.
“Fiquei maravilhada pelo excelente atendimento que tive. A estrutura da OCA é muito bonita e o que acho mais elogiável é que tudo se centraliza num único prédio”, Clélia Maria Arantes.

O melhor lugar para se trabalhar


Um dos segredos que faz a OCA Rio Branco ser modelo de bom atendimento é a ética e a política interna que tem para com seus servidores. Antes de começarem a trabalhar na Central, em 2010, todos passaram por uma capacitação de três meses. Onde conheceram e internalizaram o Decreto Estadual 3.357 de agosto de 2008 que institui a Política de Atendimento ao cidadão.

“Trabalhamos com uma política de humanização, tanto para com o cidadão quanto para o servidor da OCA. Logo, entendemos que a humanização com relação aos servidores é extremamente importante, porque essa forma com que ele é tratado o transcende e chega até o cidadão, mantendo assim, o padrão de qualidade da OCA”, afirmou a psicóloga da OCA, Janaína Marques.

Os 410 servidores contam com ambientes que se adequam as suas necessidades, como por exemplo, a copa muito bem equipada com microondas, fogão, armários, tv e geladeira. Há também a sala de estar, climatizada, com puffs e um jogo de mesa e cadeiras, que serve para o descanso, ou até mesmo estudo dos servidores que cursam faculdade. E por fim a OCA oferece aos seus funcionários vestiário que contêm armários para guardar os objetos de uso pessoal e chuveiros elétricos.

“A OCA é o segundo lugar que trabalho, antes havia trabalhado por 14 anos numa empresa privada, e fazendo a comparação entre os dois locais posso dizer que a OCA é uma ótima experiência, pois eu tive treinamento para bem atender ao cidadão. Além disso, a estrutura que nos é oferecida é muito boa, temos o que eu acho que nenhuma outra empresa, ou até mesmo órgão público tem”, disse Francinaldo Mastub, servidor da OCA.

A psicóloga ainda afirmou que em parceria com alguns órgãos também são realizados atendimentos ginecológicos para as servidoras, campanhas de vacinação e todas as que estejam relacionadas à saúde dos trabalhadores.

A OCA ainda continua realizando capacitações que visam a excelência do atendimento ao cidadão. Só nestes seis meses foram mais de sete capacitações continuadas que tiveram por objetivo de explicar a filosofia da OCA Rio Branco com seu objetivo, visão e missão para que o servidor entenda qual o papel que deve desempenhar dentro desta grande ‘máquina de serviços’. 

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