Mesmo com expressivo crescimento, autarquia manteve mesmo tempo
de espera aos cidadãos para realizar atendimentos
Por: Igor Martins (Assessoria-Detran)
![]() |
Foto: Igor Martins/Detra |
A Organização em Centrais de Atendimento (OCA) acaba de completar um
ano de efetivo funcionamento na capital acreana e realizou um balanço
das atividades desenvolvidas por todas as instituições parceiras que
lá oferecem seus serviços. O diagnóstico apontou o Departamento
Estadual de Trânsito (Detran) como o órgão que proporcionalmente mais
cresceu em números de atendimentos.
![]() |
Foto: Igor Martins/Detran |
De acordo com a gerência da OCA de Rio Branco, esse acréscimo, levando
em consideração o período de dezembro de 2010 a dezembro de 2011, foi
na ordem de 450%. Mesmo com esse expressivo crescimento, a autarquia
manteve o mesmo tempo de espera aos cidadãos para efetuar os
atendimentos. “A divulgação desses índices de aproveitamento é uma
forma de motivar os parceiros que aqui estão para aprimorar seus
serviços”, afirma o gerente da OCA de Rio Branco, Anderson Cogo.
Para o gerente de atendimento do Detran na OCA, Valdir França, o feito
alcançado se deve à capacitação dos servidores para atender com
rapidez. “É preciso manter também uma gestão eficiente de qualidade.
Desse modo, entendemos que não adianta somente o atendimento ser
rápido. Ele deve ser feito com esse cuidado, porque é isso que conta
para o cidadão” complementa.
Outro fator primordial, segundo o gerente, foi englobar os serviços do
próprio Detran em um só lugar. “A acessibilidade de todos os serviços
de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em um só prédio facilita
muito a vida das pessoas. Antes, as pessoas tinham que efetuar a
abertura do processo de habilitação no Detran, deslocar-se até as
clínicas para fazer os exames médicos e psicológicos, para depois
retornar novamente com todos documentos. Hoje, esse serviço é todo
feito aqui na OCA, muito mais rapidamente”, explica Valdir.
Atualmente, são efetivados diariamente cerca de 300 a 600 atendimentos
da autarquia na praça amarela da OCA. Os serviços disponíveis são
todos envolvendo a parte de habilitação, entrega de documento de porte
obrigatório, expedição de taxas, alteração de endereço, parcelamento
de multas, além dos serviços de veículos que não exijam vistoria
veícular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário