segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

OCA realiza atendimento para os desabrigados da cheia do Rio Acre

A Central de Serviços Públicos – OCA Rio Branco disponibilizou equipes para trabalharem no parque de exposição e abrigos que estão sendo utilizados pelas famílias que foram desabrigadas por conta da cheia do Rio Acre.

Os serviços que a OCA em parceria com o Instituto de Identificação está oferecendo são a emissão da 1ª e 2ª Via da Carteira de Identidade, CPF e orientações de como obter outros documentos que não estão sendo produzidos pela OCA, nos abrigos. Em média são atendidas 80 pessoas por dia.
 “Através desta ação o Governo do Estado do Acre tem procurado garantir a reposição dos documentos pessoais de moradores dos bairros inundados, que foram danificados, ou mesmo perdidos por causa da alagação. A OCA está trabalhando desde a sexta-feira de carnaval com voluntários das frentes de trabalho no parque de exposições e demais abrigos a fim de garantir aos cidadãos o seu documento pessoal, facilitando, desta forma, a retomada de vida. A ideia é poder acolher ao cidadão no espaço  que ele está para que não precise se deslocar depois até a OCA”, afirmou Sídia Gomes, diretora da OCA.
 Até semana passada foram feitas 122 Carteiras de Identidade, devido a necessidade o documento está sendo produzido em três dias.
“A OCA está atendendo os cidadãos das 8 da manhã até as 16 horas, de forma ininterrupta. Envolvidos na produção de documentos pessoais nós temos, diariamente, 20 servidores e nos demais serviços voluntários 50”, disse Waniza Beatriz, coordenadora de implantação da OCA.
Djanira de Oliveira, 23, moradora do Taquarí, abrigada no parque de exposições, perdeu parte de seus bens e documentos na alagação.  Atualmente ela e o marido estão desempregados, por conta disso achou esta iniciativa do Governo muito boa, pois não teria condições financeiras de retirar a 2ª Via dos seus documentos pessoais. “Minha família está muito preocupada, pois teremos de recomeçar tudo e ter gastos neste momento é algo muito complicado para nós. Então esta ação da OCA é de muita valia, porque teremos os nossos documentos sem pagar nada. Agradecemos toda a ajuda que estamos recebendo é muito bom poder contar com a disponibilidade de todos os voluntários e do nosso Governo.
Abrir mão do conforto do lar e do carinho da família e se dedicar a pessoas que não conhece, não é para qualquer um. Exemplo disto é do servidor da OCA Gilmário Ferreira que trabalhou e continua trabalhando no parque de exposição emitindo documentos pessoais. Seu trabalho começou antes do carnaval com a montagem do espaço e perdurou sem interrupções por todo o carnaval e final de semana. “Ajudar estas pessoas que foram atingidas pela cheia do Rio Acre é o mínimo que fazemos, pois num momento caótico como este é que realmente nos damos conta do quanto somos abençoados. Então trabalhar em favor do nosso próximo é uma forma de retribuir o que a vida nos dá de bom todos os dias. E ver a satisfação no olhar destas pessoas já paga todo o esforço que fazemos é muito compensador”, disse ele.
Por localiza-se próximo ao Rio Acre a OCA Xapuri fechou suas portas, na quinta-feira passada, e todos os serviços foram remanejados para os seus órgãos de origem. Alguns atendentes da OCA estão à disposição da Prefeitura de Xapuri que trabalha em favor dos cidadãos que foram afetados pela cheia do rio.

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