segunda-feira, 19 de março de 2012

Campanha cadastra mesários voluntários em universidades

Fonte: Site do Tribunal Regional Eleitoral do Acre


  Uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) esteve em um estande na Uninorte nesta sexta-feira, 16, desenvolvendo a Campanha de Cadastramento de Mesários Voluntários.

Uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) esteve em um estande na Uninorte nesta sexta-feira, 16, desenvolvendo a Campanha de Cadastramento de Mesários Voluntários. O objetivo da atividade foi convidar jovens acima de 18 anos a participarem de forma mais ativa do processo eleitoral, sendo mesário nas eleições de 2012.

O estudante de Engenharia Elétrica, Wescley Lima, 19, foi um dos primeiros a visitar o estande. Ele disse que não tinha conhecimento de que para ser mesário, bastava demonstrar interesse.

“Pensei que apenas aqueles que fossem convocados pela Justiça Eleitoral pudessem ser mesários. Nunca imaginei que eu pudesse me apresentar como voluntário. É bom saber”, disse o estudante, que pretende se voluntariar.

Segundo o diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), juiz Glenn Kelson Castro, o que a Justiça Eleitoral quer é o maior número de voluntários possível para trabalhar na eleição. “Quanto menos convocações obrigatórias fizermos, melhor será. Isso porque quem trabalha de forma voluntária, trabalha com mais satisfação”, destacou.

O mesário atua na realização dos trabalhos na mesa receptora de votos durante as eleições, tanto no primeiro turno, quanto no segundo turno. Além da obrigatoriedade de comparecimento ao local, data e horário estabelecidos pela Justiça Eleitoral, no dia das eleições, os mesários também são convocados para um treinamento preparatório, antes da eleição. Vale salientar que a convocação é feita para todos, seja voluntários ou aqueles que foram escolhidos por determinação da Justiça Eleitoral.

Entre as vantagens de ser um mesário estão a certificação de 30 horas (para universitários), dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário, dois dias de folga para cada dia de treinamento, certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral, preferência no desempate em concurso público (se previsto no edital) e auxílio-alimentação pago em dinheiro.

Quem deseja contribuir com as eleições municipais no Acre poderá realizar seu próprio cadastro. Basta acessar o portal do TRE-AC pelo endereço www.tre-ac.gov.br e clicar em “mesário voluntário”, no canto esquerdo da página, e seguir as orientações para o preenchimento da ficha de inscrição. Mais informações na Escola Judiciária Eleitoral, pelo telefone 3212 4492 ou pelo email eje@tre-ac.gov.br.

Campanha na UFAC e FAAO

No dia 19 a campanha chegará a Universidade Federal do Acre, nos períodos da manhã e tarde. No dia 20 será a vez da FAAO, onde a equipe do TRE  permanecerá no local durante a tarde. Em todas as instituições, os cidadãos que desejarem se voluntariar para trabalhar como mesários no dia da eleição poderão ser cadastrados na hora.

A campanha de incentivo aos eleitores teve início no TRE bem mais cedo que o previsto, em outubro de 2011, e deverá se estender até agosto. A meta é alcançar pelo menos 50% de mesários voluntários em todo o Estado. Somente nas atividades a serem desenvolvidas na instituição de ensino, a previsão é cadastrar pelo menos 200 voluntários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...