sexta-feira, 16 de março de 2012

Procon/AC lança cadastro de empresas mais reclamadas

Foi lançado nesta quinta-feira durante coletiva de imprensa às 14h no auditório da OCA, o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas do Procon/AC, que entre outros dados, mostra o ranking das empresas mais reclamadas no ano de 2011, além de um quantitativo geral das reclamações e estatísticas por idade e tipo de reclamação.
O cadastro faz parte de uma atividade que atende ao disposto no Código de Defesa do Consumidor (art. 44), onde é determinada a divulgação das reclamações fundamentadas, tanto atendidas quanto não atendidas, pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços.
No período que foi de janeiro até dezembro de 2011 o Procon/AC realizou 18.513 atendimentos, ou seja, 16,30% a mais em relação ao ano anterior - que apresentou 15.918, mostrando que a Diretoria de Defesa e proteção do Consumidor tem cumprido seu papel de forma a melhorar o atendimento e elevar o alcance aos consumidores.

Desse total de atendimentos, o Procon conseguiu resolver, de forma rápida e sem abertura de processo administrativo, os problemas de 13.261 (treze mil, duzentos e sessenta e um) consumidores, sendo 83,09% da demanda total no ano. No entanto, alguns fornecedores ou lojistas se negaram a atender de imediato as reclamações dos consumidores e resolver o problema de forma simples, sendo necessária a abertura de 2.586 (dois mil, duzentos e oitenta e seis) processos administrativos, correspondendo a 16,20% do atendimento total.

O ranking

No ano de 2011, a empresa na liderança em quantidade de reclamações no Procon, foi mais uma vez a concessionária fornecedora de energia elétrica ‘Eletrobrás Distribuição Acre’, com 226 reclamações fundamentadas.

Em segundo lugar no ranking deste ano tivemos a empresa fabricante de telefones celulares ‘LG Eletronics’ com 13 reclamações, seguida da servidora de abastecimento de Rio Branco, SAERB com 12.

O cadastro não tem o objetivo de confrontar os fornecedores, mas auxiliar consumidores a escolherem melhor a loja, empresa ou prestadora de serviços, informando qual a situação dos fornecedores nos órgãos de defesa do consumidor, bem como a postura deles perante as reclamações formuladas junto aos Procons.
Além da divulgação do Ranking, aconteceram ações de educação e orientação para o consumo, durante toda a semana, tanto em palestras nas escolas, quanto na OCA. Uma forma de estender as atividades de orientação ao consumidor, divulgação de serviços, esclarecimento de dúvidas e informações gerais.
O relatório completo já pode ser baixado acessando o endereço eletrônico: http://www.procon.ac.gov.br/, no menu ‘Empresas Mais Reclamadas’, na coluna da esquerda.
Fonte: Assessoria Procon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...