quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Arquiteto Simon Velez, especialista em bambu, visita o Acre

Foto: Gleilson Miranda/Secom

O colombiano Simon Velez tornou-se um dos arquitetos mais importantes do mundo ao promover o uso do bambu como um elemento essencial da construção civil. Em visita ao Acre, Simon se reuniu com o governador Tião Viana e a primeira-dama Marlúcia Cândida, nesta terça-feira, 28, para conhecer o potencial do bambu no estado, além de dividir experiências e ministrar palestras.
Em uma carreira iniciada há aproximadamente 40 anos, Velez acabou por desenvolver novos sistemas que utilizam o bambu. Com seu parceiro Marcelo Villegas, o colombiano inventou novos métodos e sistemas de apoio estrutural, transformando o material em um recurso moderno e flexível, que pode ser usado em todos os tipos de edifícios e tem uma boa resistência sísmica, graças à sua elasticidade, além de ser bastante leve para o transporte. Simon já projetou edifícios de bambu em mais de 11 países e, em dezembro de 2009, recebeu o Prêmio Prince Claus Award, como reconhecimento por seu trabalho e criatividade.
“Estamos diante de um homem que é um patrimônio, um profissional impressionante, de destaque semelhante ao de Oscar Niemeyer”, ressaltou Tião Viana ao conhecer o portfolio de produção de Simon.

O arquiteto veio ao Acre a convite da primeira-dama do Estado, após se conhecerem na Colômbia. Marlúcia é uma das grandes apoiadoras do projeto de expansão do potencial econômico do bambu acreano, já que o Acre possui a maior floresta nativa de bambu do Brasil.

Simon Velez se prepara para ir a Porto Acre nesta quarta-feira, 29, conhecer de perto as florestas de bambu nativo, mas já esteve na Cidade do Povo e na Expoacre, onde pôde ver de perto algumas aplicações de bambu. “O bambu aqui é muito semelhante ao da Colômbia. É tudo muito interessante. O futuro do bambu está nos laminados”, disse o arquiteto que construiu uma casa para o acreano Armando Nogueira, em Angra dos Reis (RJ). O governo do já articula um projeto em bambu assinado por Simon.
Ainda durante sua visita, Velez irá realizar uma palestra aberta e gratuita, na tarde desta quinta-feira, 30, no auditório do Sebrae Centro.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...