quarta-feira, 5 de agosto de 2015

OCA Rio Branco recebe visita do arquiteto colombiano Simon Velez



A Central de Serviço Público – OCA Rio Branco recebeu na última sexta-feira, 31, a visita do arquiteto colombiano   Simon Velez, uma das referências no uso do bambu em construções. "Nascido em uma selva de bambu", como ele mesmo diz, retrata a necessidade de se utilizar a essa matéria-prima como elemento essencial nas construções.


O arquiteto veio ao Acre a convite da primeira-dama do Estado e o governo já articulou projetos assinados por Simon.

Por se tratar de uma planta tropical renovável e que produz anualmente sem a necessidade de replantio, o bambu apresenta um grande potencial agrícola. Apesar de sua versatilidade a planta ainda é pouco utilizada. A proposta de Simon pode trazer muitos benefícios por baixo custo do material e ser recurso moderno e flexível que pode ser usado em todos os tipos de edifícios e tem uma boa resistência sísmica, graças à sua elasticidade 

   Igreja privado / Via Flickr Usuário: BBC worldservice

O arquiteto já projetou edifícios de bambu em mais de 11 países e, em dezembro de 2009 recebeu o Prêmio Prince Claus Award, como reconhecimento por seu trabalho e criatividade.  Seu trabalho consiste em diferentes tipos de edifícios, dentre os quais destacam-se a Igreja em Pereira, na Colômbia, o Nomadic Museum Zócalo na Cidade do México, uma pousada de ecoturismo nas montanhas de Nankun, China, uma loja baixa energia em Girardot, na Colômbia e ZERI Pavilhão para a Expo 2000, em Hannover, na Alemanha.
Pavilhão ZERI / Via LaPatria.com

Neste último, o arquiteto projetou e construiu um pavilhão de 2.000 m2 para a Fundação ZERI (Zero Emissões de Pesquisa e Iniciativa), uma estrutura de bambu, concreto reciclado, cobre e uma mistura de argila, painéis de fibra de cimento, também Bamboo. Foi a primeira vez na história que uma estrutura deste material recebeu uma licença de construção na Alemanha e, com 6,4 milhões de visitantes, tornou-se o mais popular pavilhão da exposição.

Há alguns anos, Velez participou do projeto de Crosswaters Eco-lodge, nas florestas da Reserva Nankun Shan, nas montanhas da China. Este é o primeiro projeto comercial usando bambu como o principal componente estrutural escala em toda a Ásia, recebendo o prêmio da American Society of Landscape Architects 2006 – Análise e Planejamento Prêmio de Honra.

Um de seus projetos mais recentes é o Museu Nomadic Zócalo na Cidade do México, onde ele descreveu o trabalho de Gregory Colbert “Ashes and Snow”. Em 2010 fazia parte da Índia Pavilhão EXPO 2010 – Xangai, China, ao lado de Sanjay Prakash e Pradeep Sachdeva.

    No Museu Nomadic Zocalo / Via Flickr Usuário: BBC worldservice
Velez chegou a definir-se como um arquiteto de coberturas: “Eu desenho a cobertura e, em seguida, o que vem por baixo. (…) A minha arquitetura é uma arquitetura tropical. Em um país onde chove muito, você tem que construir telhados com grandes saliências, como na arquitetura da China ou Indonésia. Aprender mais sobre a arquitetura na Indonésia foi algo radical para minha vida”, explica no livro Grow Your Own House. Ainda no livro, o criador afirma ainda que ficou encantado ao ver os enormes telhados de bambu indonésios, construídos sem qualquer restrição ou reserva.

E continua: “eu, influenciado pelo Modulor de Le Corbusier, sempre pensei que um teto ou um quarto não deveriam exceder uma certa altura. Mas, na Indonésia, as pessoas pobres constroem tetos de 10 a 15 metros de altura com as suas próprias mãos! É um afirmação cultural para criar algo importante, uma espécie de exibicionismo sem ser exibido”, completa Velez, estupefato.

Mas, apesar de toda a sofisticação presente em seu trabalho, é com certa simplicidade que enxerga e se posiciona no mundo. “Minha proposta como um arquiteto é fazer a arquitetura um pouco mais vegetariana, não muito concreto, mas não é totalmente vegetariana. Devemos ter uma dieta equilibrada mineral e vegetal, e são muitos minerais com a arquitetura “, explica.

Biografia retida do site http://www.ecoeficientes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...